BLOG

Home > Blog > Como emitir sua NF-e
14 de outubro de 2016

Como emitir sua NF-e

Categorias: Blog

As Sefaz estadais (Secretaria de Fazenda) de todos estados do país vão parar de atualizar o sistema emissor NFe (nota fiscal eletrônica) a partir de 1º de janeiro de 2017. Desde 18 de abril de 2016, usuários que acessam o site da Sefaz para baixar o software passaram a encontrar a informação de alerta na página inicial do órgão. Na prática, isso significa que é hora de buscar outra opção para emitir suas notas fiscais eletrônicas de produto.

Segundo a Sefaz, a decisão se baseia no fato de que boa parte das empresas tem adotado outros tipos de solução para emitir suas notas eletrônicas, como sistemas online ou programas instalados no computador.

O aplicativo gratuito era oferecido desde 2006, criado para apoiar a migração para o padrão eletrônicodas notas. O programa da Sefaz era conhecido por ser pouco recomendado para empresas que tiram um volume elevado de notas, por exigir redigitação de cada campo, nota por nota. Além disso, havia restrições de horário e indisponibilidades técnicas eventuais para transmissão e validação.

Ainda de acordo com o órgão, 92,2% do volume de NF-e é tirada por soluções próprias. No caso do CT-e, o montante chega a 96,3%. Nesse contexto, a partir de 1º de janeiro de 2017, o download não será permitido.

A recomendação da própria Secretaria é de que as empresas que usem o aplicativo procurem alternativas para gerar suas notas. O programa continuará a funcionar para quem tiver a ferramenta instalada, mas caso haja alguma mudança de regras na validação de NF-e ou de CT-e, esse uso ficaria comprometido.

Emissor NF-e alternativo

Existem diversas alternativas para uma micro e pequena empresa emitir suas notas fiscais eletrônicas. Seu contador é sempre uma referência para assuntos assim, por isso vale a pena consultá-lo a respeito dessa decisão.

Os passos para emitir NF-e são semelhantes, independentemente da alternativa usada:

  1. Certificado digital

O primeiro passo para emitir nota eletrônica é possuir um certificado digital, que assegura validade jurídica ao documento por permitir confirmação de sua autenticidade. Há diversos órgãos autorizados como autoridades certificadoras pela ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira)

  1. Credenciamento na Sefaz:

Mesmo usando um sistema próprio ou contratado, é preciso se credenciar junto à secretaria da fazenda para emitir NF-e. Cada estado tem um procedimento específico, mas normalmente trata-se de um cadastro simples.

  1. Escolha o emissor de NF-e:

Você pode adotar diferentes opções. Existem softwares que podem ser baixados em seu computador para emitir notas. Outra opção é usar serviços que rodam na nuvem. Há suas vantagens e desvantagens em cada um dos casos, é necessário avaliar o volume de notas emitidas e qual tipo de serviço é melhor para sua empresa.

  1. Gere as notas conforme sua necessidade

Com certificado digital adequado, credenciamento realizado junto à Sefaz e emissor de NF-e escolhido, sua empresa está pronta para faturar. Vale a pena realizar testes para homologar as notas mas é um processo simples para seu negócio funcionar normalmente.

banner-nfe

NF-e 

Nota fiscal eletrônica é um documento usado como referência para faturamento e cobrança de impostos (por isso é fiscal). Ela substitui modelos físicos usados anteriormente. Uma NF-e existe apenas digitalmente, em um arquivo .XML, feito para ser lido por computadores. Para uma representação visual, existe o Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica).

Emissor de NF-e da IBC sistemas

Uma das soluções mais completas para emitir NF-e é da IBC sistemas. Isso porque ele possui cálculos automáticos do IPI, PIS, COFINS, ICMS E ICMS ST, além da geração de arquivos no formato XML da NF-e, DANFE e carta de correção.

É o único no mercado que possui uma base compartilhada de alíquotas na web, para facilitar e muito a procura por produto. Sistema envia E-mail automático para contador e cliente.

Quer um modo mais fácil de emitir notas fiscais na sua empresa? Ainda não sabe qual emissor NF-e adotar?Experimente o software emissor de NF-e da IBC sistemas!

POSTS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: